sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O QUE FAZER QUANDO INJURIADOS?


Por
Rev. João d'Eça
"Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la". (I Pedro 3: 8-11).
"...Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação: até agora temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos." (I Cor. 4: 12, 13).
A injúria se processa através de palavras, a perseguição através de atos. Palavras injuriosas mescladas de atos de violência, não provém de Deus, são armas diabólicas. Somente o Diabo é capaz de injuriar, caluniar e violentar os filhos de Deus.
Em João 8: 44, está escrito: "Vós sois do diabo que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira."
(João 15:18-21) "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou….”
O homem vem ao mundo com um grito; um gemido de dor é o seu último suspiro!

Do berço ao túmulo, a estrada da vida está semeada de espinhos e banhada de lágrimas! Quantas ilusões, quantas amarguras, quantas dores passamos neste mundo!
Atravessamos a existência na Terra como o soldado atravessa um campo de fogo e de sangue, e os bravos e os fortes (Gonçalves Dias) de espírito cravam nas muralhas o seu estandarte e levantam o grito de vitória.
Tomado de compaixão pelo mundo, Jesus Cristo desce das alturas, senta-se sobre um monte, atrai a si multidões de desventurados e começa o seu monumental sermão, um evangelho dentro do Evangelho, com as consoladoras promessas: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus!"
A "boa palavra", a Esperança, a compreensão e o perdão, proporcionam sempre resignação, coragem e fé aos desiludidos das promessas do mundo.
Do alto do monte, o Senhor ensinava às multidões os meios de vencer a perseguição do mundo, e conquistar para o Reino dos Céus. E a todos recomendava resignação na adversidade, mansidão nas lutas da vida, misericórdia no meio da tirania, e limpeza do coração para que pudessem ver a Deus.

Jesus Cristo, nosso Senhor previu a injuria e a perseguição que todos aqueles que, crendo na sua Palavra, encontrassem nela o bálsamo para suas dores, o lenitivo para seus sofrimentos; mas recomenda, antecipadamente, não nos encolerizarmos com o que nos fizerem, para que seja grande o nosso galardão nos Céus. Disse mais: que testemunhássemos com a nossa vida, imitando os profetas que nos precederam, porque "bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça".
Nossa arma é a espada da Fé e o escudo do amor incondicional, com todos os seus atributos. Se mantivermos firmemente a nossa fé, o Reino de Deus florescerá em nós, como pedimos à Deus, todas as vezes que oramos o Pai nosso, a oração que Jesus nos legou:

“...Perdoa os nossos pecados, assim como nós perdoamos os que nos tem ofendido, não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.”

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores