segunda-feira, 26 de novembro de 2007

"...HÁ AMIGOS MAIS CHEGADOS QUE IRMÃOS"




Por

Rev. João d'Eça

“...há amigo mais chegado do que um irmão” Prov. 18: 24b

“… Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão e o matou” - Gênesis 4.8

Quem não lembra do episódio “Casa da Dinda”, da queda do presidente Fernando Collor? Por trás da corrupção, dos desmandos e do desvio do dinheiro público, havia o fator familiar. Pedro denunciou Fernando por ciúmes e inveja do irmão.

Conflitos familiares acontecem todos os dias em muitas famílias, inclusive nas nossas. Conflitos que envolvem rancor, ira e discórdia, mas às vezes entra o elemento ódio, motivado por muitos outros sentimentos mesquinhos e por falta de amor.

Como a Bíblia tem resposta para quase todas as perguntas que fazemos acerca de assuntos tão diversificados, ela fala de diversos conflitos familiares:

O primeiro é o de Caim e Abel (Gn 4 : 8-16), depois vemos os de Esaú e Jacó (Gn. 25: 27-34; 26: 1-35), dos irmãos contra José (Gn. 37: 1-36), dos sérios conflitos entre os filhos de Davi ( II Sam. 13: 1- 39) e por exemplo, do irmão do filho pródigo (Lucas 15: 11-32, especialmente os versículos 28-32).

Geralmente um conflito familiar passa por razões de ciúmes ou dinheiro. Um ou outro. Quando não os dois juntos. O conflito familiar está presente em todas as classes sociais, e ninguém está imune a esse veneno. Certamente o leitor tem uma história dessas na sua família.

Existem lares, onde aniversários, comemorações ou festas de fim de ano, são celebradas, parcialmente porque irmãos não podem se encontrar no mesmo recinto. Você leitor anônimo, já presenciou alguma cena assim, já viu esse filme?

Mas voltemos a Caim e Abel. Naturalmente antipatizamos Caim e nos compadecemos de Abel, não é mesmo? A cena é forte e a história é cruel. Por muito tempo Caim alimentou o rancor e a mágoa do seu irmão. Cada elogio para Abel era uma afronta para Caim. Será que Abel era o modelo a ser copiado por todos e Caim era a peça ruim desse jogo da vida?

Na verdade Abel fazia questão de manter um relacionamento íntegro com Deus, enquanto Caim não fazia questão de honrar e retribuir ao Senhor pelas bemçãos que recebia. O segredo de Abel era a gratidão a Deus, e o de Caim era o rancor, a magoa, a ira e o ciúme. O desfecho todos nós conhecemos. A convivência foi se desgastando, tornou-se insuportável, e o único caminho encontrado por Caim, foi matar Abel.

Continuando nossa argumentação, faço ao prezado leitor anônimo uma pergunta: você seria capaz de cortar relações com sua família, irmãos e pais, por não concordarem em ceder seus direitos de modo abrupto, arrogante e violento a um só filho? (Posso apostar que alguns diriam que sim). Você seria capaz de sozinho ou junto com outros, venderem um irmão e dizerem ao seu velho pai que ele havia sido morto por feras? (aposto que muitos diriam sim, também) Ou então me responderiam que não conhecem a família em questão, por isso não poderiam opinar.

Pois os irmãos de José o venderam por puro ciúme e inveja. Eu sei que tudo o que se sucedeu com José foi plano de Deus, e tudo teria de ser cumprido literalmente. Contudo José teve misericórdia dos seus irmãos anos depois, e sequer se lembrou dos sofrimentos que lhe foi imposto pela atitude deles. Vejam que quem se lembrou dos fatos foram os irmãos que preocupados pediram clemência a José.

Há aqueles que optam por ser amigos de estranhos, principalmente por não se darem com seus irmãos. Provérbios 18.24, nos fala que há amigos mais chegados que
um irmão, e isto é uma verdade verdadeira. Eu mesmo tenho amigos que são capazes de me defender velada ou abertamente, que são capazes de me ajudar, de abrir portas pra mim, de me empurrar pra cima, e se eu cair, estarão ali ao meu lado pra me levantar. Que chorarão comigo de alegria ou de tristeza, que se alegrarão com as minhas vitórias e com o sucesso que porventura eu vier obter.

Os conflitos familiares são extremamente dolorosos e deixam as suas marcas indeléveis na alma. Por vezes as tragédias ou dores ( que Deus nos livre) reaproximam os contendores, mas jamais as relações serão as mesmas, ficará no ar a magoa e a dor. Permanecerá a desconfiança de que quem aprontou uma vez, fará de novo.

Quanto a nós crentes em Cristo, creio que o melhor remédio para os conflitos familiares é a oração. A busca da paz expressa na Bíblia, e a certeza de que o conflito é pecado, e que trará prejuízos espirituais com a conseqüente perturbação do ambiente familiar.Já participei de eventos na igreja, onde irmãos se reconciliaram chorando, derramando lágrimas copiosamente, com o coração quebrantado.

Esse tipo de cena só pode acontecer na igreja de Deus, onde os valores do evangelho são seguidos e observados, onde os princípios de Deus, são norteadores da vida cotidiana.O que vi, é que somente o poder restaurador do Senhor pode por definitivamente fim nos conflitos familiares. Se na sua família há conflitos familiares, peça a Deus sabedoria e exponha diante dos conflitantes que em Cristo há o perdão necessário e restaurador.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O QUE FAZER QUANDO INJURIADOS?


Por
Rev. João d'Eça
"Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la". (I Pedro 3: 8-11).
"...Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação: até agora temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos." (I Cor. 4: 12, 13).
A injúria se processa através de palavras, a perseguição através de atos. Palavras injuriosas mescladas de atos de violência, não provém de Deus, são armas diabólicas. Somente o Diabo é capaz de injuriar, caluniar e violentar os filhos de Deus.
Em João 8: 44, está escrito: "Vós sois do diabo que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira."
(João 15:18-21) "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou….”
O homem vem ao mundo com um grito; um gemido de dor é o seu último suspiro!

Do berço ao túmulo, a estrada da vida está semeada de espinhos e banhada de lágrimas! Quantas ilusões, quantas amarguras, quantas dores passamos neste mundo!
Atravessamos a existência na Terra como o soldado atravessa um campo de fogo e de sangue, e os bravos e os fortes (Gonçalves Dias) de espírito cravam nas muralhas o seu estandarte e levantam o grito de vitória.
Tomado de compaixão pelo mundo, Jesus Cristo desce das alturas, senta-se sobre um monte, atrai a si multidões de desventurados e começa o seu monumental sermão, um evangelho dentro do Evangelho, com as consoladoras promessas: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus!"
A "boa palavra", a Esperança, a compreensão e o perdão, proporcionam sempre resignação, coragem e fé aos desiludidos das promessas do mundo.
Do alto do monte, o Senhor ensinava às multidões os meios de vencer a perseguição do mundo, e conquistar para o Reino dos Céus. E a todos recomendava resignação na adversidade, mansidão nas lutas da vida, misericórdia no meio da tirania, e limpeza do coração para que pudessem ver a Deus.

Jesus Cristo, nosso Senhor previu a injuria e a perseguição que todos aqueles que, crendo na sua Palavra, encontrassem nela o bálsamo para suas dores, o lenitivo para seus sofrimentos; mas recomenda, antecipadamente, não nos encolerizarmos com o que nos fizerem, para que seja grande o nosso galardão nos Céus. Disse mais: que testemunhássemos com a nossa vida, imitando os profetas que nos precederam, porque "bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça".
Nossa arma é a espada da Fé e o escudo do amor incondicional, com todos os seus atributos. Se mantivermos firmemente a nossa fé, o Reino de Deus florescerá em nós, como pedimos à Deus, todas as vezes que oramos o Pai nosso, a oração que Jesus nos legou:

“...Perdoa os nossos pecados, assim como nós perdoamos os que nos tem ofendido, não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.”

ENTRANDO PELA PORTA ESTREITA.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

PORQUE EU CREIO NO EVANGELHO!!!!!



Por

Rev. João d'Eça



Eu creio em Deus, com toda força da minha alma, creio em Jesus Cristo, Seu filho encarnado, creio no Evangelho e creio na Bíblia Sagrada, como Palavra de Deus revelada aos homens.

Quanto a doutrina, sou adepto da Reforma do século XVI. Creio que a Confissão de Fé de Westminster e os Catecismos Maior e Breve, são fiéis à Biblia e são o sistema de doutrina da minha Igreja, a Igreja Presbiteriana do Brasil.
Conheço várias obras literárias da antiguidade e de épocas mais recentes, bem como as obras mais contemporâneas de vários autores que se propõem a ensinar o homem a viver bem consigo mesmo, com a natureza e com a sociedade.

Eu creio no Evangelho de Cristo e nos ensinos paulinos, como a mais perfeita obra religiosa e didática, capaz de redirecionar o ser humano de qualquer época da história, em qualquer cultura, a tomar o rumo da paz, da harmônia e do bem viver, da solidariedade, da espiritualidade e do amor. Creio que o evangelho é, como afirma Paulo, "poder de Deus para salvação de todo aquele que crer..." e que apesar da crítica feroz que os céticos lançam sobre Deus, Cristo e o Evangelho, não diminuem a sua eficácia e a sua origem divina.
Eu creio que o evangelho, por ser divino, é capaz de transformar uma vida inútil em vida com objetivos e propósitos, é capaz de mudar o homem mal em uma pessoa solidária e amável, transforma um indivíduo rancoroso em alguém cheio de esperança e de vida abundante.
Creio no evangelho porque sei que mesmo que sua origem não fosse divina, os seus valores e princípios são eternos. Esses valores e princípios são o que há de mais perfeito já produzido na Terra em todos os tempos, que esses valores e princípios, se seguidos e observados, são capazes de dar ao mundo aquilo que o ser humano busca por todos os meios sem conseguir encontrar: Harmonia e Equilíbrio entre os homens e com a natureza, ou seja, o EVANGELHO é a solução para resolver as mazelas, angústias, dúvidas e todos os problemas do homem e do universo.
Dizem que Deus não existe, que Jesus Cristo foi somente um homem sábio, que os escritos dos apóstolos são mera literatura. Para mim, nada disso significa coisa alguma, não importa. O que sei é que nada se compara ao Evangelho, eu o conheço. Todos os livros do mundo, todos os ensinos, todos os valores da humanidade em todos os tempos mesmo somados, não se comparam à excelência e à superioridade do Evangelho de Jesus Cristo.
Inigualável, incomparável, insuperável, esse é o Evangelho que creio e que por ele vivo. Esse é o Evangelho de Cristo, solução disponibilizada ao homem pecador vindo das mãos do Supremo Criador do universo, tudo isso, por AMOR.



quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Jornalista Diogo Mainardi lança livro sobre "robalheira lulista"

O jornalista da revista Veja, Diogo Mainardi, lança livro cujo título bem apropriado é: "Lula é a minha Anta".

Click no Link e assista a entrevista na íntegra: http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM751801-7822-JORNALISTA+DIOGO+MAINARDI+LANCA+LIVRO,00.html

Os que como eu, que são críticos do atual Lula, e que não viram a entrevista, poderão se deliciar com a mesma no link acima. Além de divertida é também esclarecedora.

Aqui no Blog há um Link para o PodCast do Diogo Mainard. Alí há preciosodades!!!

terça-feira, 6 de novembro de 2007

O FUTURO DO BRASIL E O PT.


Por
Rev. João d'Eça
Estou preocupado com o que estou vendo acontecer em nosso país. Vejo um subversão (Destruição, transformação da ordem política, social e econômica estabelecida; revolução), perpetrada pelo PT, principalmente nos movimentos sociais e nas camadas mais pobres da população, tentando incutir na cabeça de jovens, de homens e mulheres a utopia do Socialismo-Marxista-Leninista.
Enquanto o presidente Lula, posa de democrático, ao mesmo tempo os seus asseclas estão fazendo a subversão nas universidades do país e nos movimentos populares, enganando o povo com uma ideologia ultrapassada, cuja intenção é somente uma: perpetuar-se no poder.
Para isso estão maciçamente, fazendo propagandas que passem essa terrível ideologia, de modo aparentemente inocente, mas, cujo objetivo é formar uma legião de alienados para nas eleições, votarem nos pretensos defensores do povo, mas lá no fundo, esse povo não passa de “massa-de-manobra” nas mãos dos presunçosos vermelhos.
Há um comercial que tenho ouvido no rádio nesses últimos dias, aparentemente, sem nenhum problema, mas que passa a ideologia marxista de forma sucinta, quase que inocente. É a propaganda que propõe uma nova moeda de troca, onde personagens, representados por aqueles que produzem no campo, “sem agrotóxicos, sem atravessadores e apenas trocando por aquilo que necessitam” (Olha a ideologia ai!), vão injetando na mente dos ouvintes, uma espécie de nova-ordem, de preservação da natureza, de repartição com todos, enfim, querem e estão tendo grandes avanços, principalmente nas regiões interioranas do país.
É preciso abrir os olhos, pois, o partido do governo, apesar de todos os escândalos de desvios de dinheiro público, mensalão, mensalinhos, valerioduto, dólar na cueca, 40 indiciados e outros, não morreu, está mais vivo do que nunca, mesmo porque, enquanto as nossas atenções são desviadas para o “caos aéreo”, para o “Renan”, para a aprovação da CPMF, esses “Fideo-chavistas-ortegas-morales”, vão, como fogo queimando em um lixão, perpetrando as suas ideologias diante de uma população preocupada apenas em diversão e entretenimento.
Enquanto isso, no Congresso Nacional, a “tropa de choque” vermelha, vai, na surdina, aprovando projetos maléficos, castradores de liberdades, ditatoriais e anti-família (Aborto e Lei anti-Homofobia). Usaram o dinheiro de órgãos públicos e Bancos sérios como o BB e a CEF para patrocinar a produção de uma cartilha que ensina a usar drogas e a disseminar através de uma outra cartilha a homossexualidade.

A Comissão de Constituição e Justiça, liderada pelo petista Senador Paulo Paim (RS), tem entre os seus pares, Senadores e Senadoras que tentam a cada votação desses seus “projetozinhos” ridículos, como o são o PLC 122/2006 (Ditadura Gay) e a famigerada Lei do Aborto, aprovar esses projetos anacronismos, porque os mesmos, tem tudo a ver com o projeto maior de tornar o Brasil um país marxista, governado por uma ditadura “socialista-talebã”.
Assim como Hugo Chaves, que na vizinha Venezuela, acabou em definitivo com a Democracia, implantando a sua ditadura-bolivariana, assim também, sonham os petistas fazer o mesmo no Brasil. Qual a principal ação dos petistas nesse propósito? Continuar dando “esmola” ao povo através do programa “Bolsa-Família”, que na verdade é “Bolsa-continuidade-da-miséria”, do modo como Hugo Chaves está fazendo na Venezuela, quando usa parte do dinheiro do petróleo para “esmolar” ao povo venezuelano, enquanto que a maior parte dos lucros do petróleo venezuelano vai para a sua fortuna particular, igual a Fidel Castro em Cuba. Enquanto o cidadão cubano come “o pão-que-o-diabo-amassou”, Fidel Castro engorda a sua conta bancária, que já está em mais de 550 milhões de dólares (http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI488465-EI294,00.html). Click e veja aqui.
Esse é o tipo de ideologia “socialista-marxista” que o PT quer implementar no Brasil, só que na “surdina”, por “debaixo dos panos”, na “calada da noite”.
Fiquemos de olhos bem abertos e não vamos permitir que os vermelhos, com a sua ideologia diabólica, que engane o nosso povo sofrido e manipulado. Vamos denunciar da maneira que pudermos, vamos dialogar com a gente simples, vamos ensinar-lhes o verdadeiro objetivo do governo que está no poder e trabalhar para que o povo esclarecido, os mande para o ostracismo.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

NENHUM EXTREMO AJUDA EM NADA.



Por


Rev. João d'Eça





Tenho ouvido de vários pastores e de pregadores, principalmente alguns televisivos, de que não é importante a leitura e o ensino da Bíblia na Igreja.
Dizem eles que: “O cristianismo nunca foi a religião de um Livro”, dizem também que: “tinta sobre papel é letra e a letra mata”, dizem mais: “cristianismo é Cristo encarnado, ressurreto e vivo entre nós”

Talvês seja por isso que a Igreja está morrendo e muitos estão pensando que os “cultos auto-ajuda” nos quatro cantos desse país é a mesma coisa que avivamento, não é! A igreja está confusa e os cristãos doentes da alma.

Onde não há ensino sério da Palavra de Deus, há morte certa. Os absurdos que vemos acontecer no meio evangélico é resultado dessa morte. Se não há leitura da Palavra de Deus (a Bíblia), se não há vontade de se alimentar com ela, é porque esses estão mortos espiritualmente. Sem a Palavra o que resta é somente a morte.

Como pode alguém morto espiritualmente interessar-se pelo alimento espiritual que está na Escritura Sagrada? Um morto não procura alimento, um morto não procura o remédio para a sua doença, ele está morto, ora!

A nossa tarefa (é por isso que existe este blog), é anunciar e ensinar a Palavra de Deus, para que os mortos espiritualmente possam ouvir a Verdade de Deus e receber do Senhor a Vida Eterna.

Reconhecemos que existem aqueles que são “letrados”, mas somente isso, não dão valor a sensibilidade espiritual, ao lado emocional também. Estes tornaram-se “secos”, “vazios”, mortos espiritualmente. Sim, mortos espiritualmente, ai sim, a palavra de Paulo cabe bem “A letra mata, mas o espírito vivifica” (II Cor. 3:6). Cabe dizer aqui que é “espírito” (idéia predominante, significação, sentido) e não “Espírito” (terceira pessoa da Trindade).

É muito importante o estudo teológico-hermenêutico-exegético, mas há aqueles que ficaram viciados nisso e esqueceram da sensibilidade espiritual, da iluminação do Espírito Santo, da elucidação divina. Uma coisa tem de estar aliada a outra.

É mais triste ainda, quando vemos os que desprezaram por completo a Bíblia e o estudo teológico-hermenêutico-exegético sério, para darem ouvidos a “vozes”, a “novas revelações”, que podem muito bem ser “vozes” e “revelações” diabólicas, travestidas de Revelação de Deus (II Cor. 11: 14).

Pastores que não se esforçam mais para estudar a bendita Palavra de Deus, iluminados e orientados pelo Espírito do Senhor. Que vão para a igreja pregar os seus sermões sem ter estudado. Que esperam que, como num “passe de mágica”, o texto, o tema, os pontos, o conteúdo, a conclusão e a aplicação, caiam do céu. Entram aflitos na Igreja e às vezes, inconscientemente, capturam a palavra de um determinado irmão, um acontecimento momentâneo, uma lembrança, que vem de repente, para se sentirem à vontade e ai, começam a pregar as “abobrinhas” de sempre, a “encher lingüiça” e depois dizem que foi a “inspiração divina”.

Muitos palestrantes por ai, são mais autênticos, pois decoram os seus jargões, recheiam com alguma novidade, mas continuam com a mesma proposta, ou seja, todos sabem que é a mesma mensagem de otimismo sempre.

Assim está acontecendo em muitas igrejas: o que está sendo pregado é “otimismo” de marketeiros e não “todo o conselho de Deus” (Atos 20: 27).

Os dois lados estão errados: Os que não estudam mais e estão matando a igreja pelo “analfabetismo bíblico desenfreado” e os que estudam “demais” e estão matando a igreja pelo desprezar da verdade que diz: “O vento (Espírito) sopra onde quer” (João 3:8). Preferem tapar os ouvidos, que ouvir o sussurro espiritual.

Já me deparei com “supostos” pastores e “supostos” teólogos que diziam crer em novas revelações. Lhes disse que qualquer experiência individual e pessoal, não pode ser base pra absolutamente nada, principalmente quando se trata de doutrina e ensino bíblico. É subjetivo. Eu e ninguém pode provar que é mentira, e nem o autor da experiência pode provar que é verdade. Fica no campo da subjetividade, nada além disso.

A Palavra de Deus, o estudo das línguas originais, a hermenêutica e a exegese, o conhecimento da geografia, da história, dos costumes e outros, é que irá ser usado pelo Espírito Santo, para esclarecer na mente daquele que prega ou ensina, para que o seu trabalho seja perfeitamente entendido pelos receptores da Palavra. Porém todas essas coisas citadas sem o domínio do Espírito na vida daquele que fala, é mera aula secular, sem unção, sem poder.

ARNALDO JABOR.

Minhas postagens anteriores