domingo, 21 de abril de 2013

EXISTE A VERDADE DE CADA UM OU A VERDADE É UNA?


Existe a verdade de cada um ou a verdade é Una?

Pilatos perguntou a Jesus no bojo do seu julgamento: O que é a verdade?

Jesus já havia dito antes, durante o seu ministério, que ele era "A Verdade", usando o artigo definido.  O artigo definido não deixa espaço para outra verdade, ele é a única e ponto final.

Mas se você caro leitor, não quiser se render ao Cristo de Deus como Verdade absoluta, mesmo assim o pensamento de que a suposta "verdade" de cada um é que é a "verdadeira verdade" é uma falácia. Senão vejamos:

1 - Contradiz o pensamento dos filósofos da antigüidade que discorreram sobre o tema e estabeleceram que existe uma "verdade" fora de nós, que é verdade para todas as pessoas, não importam quem sejam e estejam onde estiverem, há uma verdade universal;

2 - Os que acham que a verdade é a de cada um, alegam por exemplo, que o que cada pessoa faz na sua privacidade não é da conta de ninguém, será? Outra falácia! Senão vejamos:

- Se uma pessoa insiste em viver uma vida promíscua, pegando todas, na sua privacidade, achando que essa é a sua verdade e que ninguém tem nada com isso, está enganando, existem as consequências da sua escolha, eu disse "escolhas" e não "verdade", porque em questões de comportamento o que se faz são escolhas e não a verdade de cada um, e nesse caso, as escolhas tem as suas consequências. No caso do promíscuo, caso ele contraia uma doença típica dos promíscuos, a hepatite, por exemplo, o seu comportamento, em sua privacidade, gerou um problema pra ele, que irá atingir a mim e a você, que nem vimos e nem sabíamos o que estava acontecendo. Por que nos atinge? Porque o tratamento de um doente com hepatite é bancado pelo SUS, ou seja, com o meu e com o seu imposto caro leitor. Irá mobilizar uma equipe médica, enfermeiros, auxiliares, leito de hospital,tratamento com remédios caros de uso contínuo, etc. É ou não é da minha conta? Posso ou não posso reclamar e criticar? Está provado, esse pensamento é falacioso.

- Agora imaginem uma outra situação:
Se eu alego que a "verdade" é uma questão de ponto de vista, ou seja, o que é verdade para você pode não ser pra mim, estamos correndo um perigo muito grande no campo da ética e da moral, pois se um PEDÓFILO alegar que a sua "verdade" é gostar de criancinhas e que ninguém tem nada a ver com isso, o que você irá dizer contra? Afinal pelo argumento de que a "verdade" é a de cada um, essa é a verdade dele e ninguém tem nada a ver com isso. Viram leitores como esse argumento é falacioso?

Portanto, se você pensa assim, acho melhor repensar, ou melhor, raciocinar, porque esse pensamento é típico de imbecís que não raciocinam direito. Recomendo a você leituras de clássicos filosóficos, da Bíblia principalmente, de coisas valiosas como essas e deixe de ser "Maria-vai-com-as-outras", "papagaio de pirata" que repete clichês já tão batidos e abatidos que ainda só são vistos em argumentos falaciosos e imbecilizados com cara de "discursozinho politicamente correto", pseudo esquerdistas.

Não seja algoz de si mesmo, seja um investigador sério, siga o exemplo de Paulo, apóstolo:

"Julgai todas as coisas, retende o que é bom" (I Tess. 5:21)

Minhas postagens anteriores